É update? Então redobre a atenção


Acredite ou não, mas uma boa prática quando colocada em uso pode evitar uma grande dor de cabeça e retrabalho caso seu update não saia conforme o planejado.


Avaliando resultados de updates antes gravar no banco de dados

Quem trabalha com manipulação de dados é sempre importante estar atento na escrita de qualquer update. Então antes de executar seu comando DML adote uma boa prática executando primeiro uma consulta aos dados nos quais se pretende atualizar e somente depois escreva o comando de update iniciando a transação com Begin Transaction ou Begin Tran.

É claro que aqui estou falando de ambiente SQL Server com utilização de Transact-SQL (T-SQL). Mas isso não impede que o mesmo conceito seja realizado em outros SGBD. Então considerando que você já possui os privilégios para execução de updates basta iniciar a transação conforme demonstrado no exemplo a seguir.



FIGURA 1 Avaliando resultados de update antes de gravar


Observe que a figura 1 simplesmente já exemplifica de forma didática o processo em três etapas. E as etapas 4 e 5 depende apenas de sua decisão, ou seja, caso tenha certeza de que está tudo certo então prossiga com o comando commit para efetivar a gravação no banco de dados, caso contrário faça um rollbackEm resumo é algo simples, básico e útil. Até a próxima!


Referências

https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/t-sql/language-elements/begin-transaction-transact-sql?view=sql-server-ver15

Comentários